A utilização da Internet no ensino da História

Mário Nuno do Bento Antas

Resumo


A Internet possibilita uma nova forma de ensinar História, na medida em que fornece uma grande amplitude e variedade de recursos didácticos a serem utilizados pelo professor, num contexto educativo. De facto, a utilização de recursos didácticos derivados das TIC pode constituir-se como uma solução de futuro na educação do século XXI.
Este artigo visa, essencialmente, reflectir sobre as vantagens e desvantagens da utilização da Internet no ensino da História e apresentar alguns recursos multimédia. Entre eles destacamos as webquests, os jogos didácticos on-line, a construção e exploração de páginas de Internet sobre matérias específicas (pesquisa orientada recorrendo a seriação de conteúdos).
A História como ciência que estuda o passado é encarada, pelos alunos, como uma disciplina maçadora e sem interesse. A utilização dos recursos multimédia em História permite-lhes estudar o passado humano utilizando as novas tecnologias, motivando-os assim para uma nova relação com a própria disciplina. No entanto, e necessaria alertar que a eficacia da Internet para uma aprendizagem activa e significativa depende unica e exclusivamente do uso que o professor consegue fazer dela enquanto recurso corn vista a uma melhoria do processo de ensino-aprendizagem.


Internet leads us to a new way in History Teaching; it provides the teacher with a great variety of didactics resources, such as the ones derived from ITC: These can, no doubt, became a great approach to the education of the future.
This article deals not only with the discussion of the advantages and disadvantages of the use of the Internet in teaching History, but also with the presentation of some useful types of multimedia resources to teach History: webquests, didactic games on line, building webpages about specific subjects.
Concerning the study if the past, History is often seen by students as a boring and useless subject. The use of multimedia resources will clearly motivate students to study the past creating a new relationship with the subject itself. However, it seems important to say that these Internet strategies will only be effective if the teacher manages to use them as didactic resources to increase the variety and quality of these didactics resources, that is to say, if he/she manages to help the students within the process of learning.


Palavras-chave / Keywords

Internet, TIC, Multimédia, Ensino da História, Didáctica da História.

Internet, ICT, Multimédia, History teaching, History didactics. 


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2017
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 617 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: revistas@lis.ulusiada.pt