Orientação do marketing no sector público: o marketing-mix da iniciativa "novas oportunidades"

Anabela de Sousa

Resumo


O marketing ultrapassou as fronteiras da gestão privada. Vários sectores da sociedade, incluindo a Administração Pública, adaptaram este conceito à gestão corrente e também à gestão estratégica das organizações. A utilização do marketing por uma organização traduz-se na realização de pesquisa; na definição clientes, parceiros e concorrentes; na segmentação, selecção e posicionamento dos seus serviços; na geração de processos desafiadores de inovação e de lançamento de novos serviços; na fixação correcta dos preços; e na comunicação clara e persuasiva. O marketing público é uma actividade de gestão cujo objectivo é orientado para as necessidades dos consumidores. Todo o processo de planeamento se verifica: definição do produto / serviço e objectivos; planeamento; pesquisa e segmentação do mercado, definição dos elementos do marketing mix. A diferença face à privada reside no escopo das organizações. Os serviços públicos não são motivados pelo lucro mas pela responsabilidade de servir as necessidades dos cidadãos. Os benefícios de uma orientação de marketing na Administração Pública são vários, como seja, entre outros, a eficácia e a eficiência na realização das metas estabelecidas; a qualidade ao satisfazer as expectativas dos cidadãos clientes; o facto de proporcionar equidade na distribuição de benefícios e serviços.

 

Palavras-chave: Marketing, mercado, cliente, marketing-mix

 

Marketing is now beyond the borders of private management. Several sectors of society, including public administration, have adapted this concept to the current management and also to the strategic management of organizations. The use of marketing within an organization is reflected in the conduct of research, the definition of customers, partners and competitors, the targeting, selection and placement of its services, the generation of processes of innovation and launching new services, in setting correct prices, and communicating clearly and persuasively. The public marketing is a management activity whose purpose is geared to the needs of consumers. The whole planning process takes here place: the product / service objectives, planning, research and market segmentation, definition of the elements of the marketing mix. The difference with the private is the scope of organizations. Public services are not motivated by profit but by the responsibility to serve the needs of citizens. The benefits of a marketing orientation in the public service are many, such as the effectiveness and efficiency in meeting the targets set, the quality to meet the expectations of citizen-clients, and a equitable distribution of benefits and services.

 

Key-word: Marketing, market, customer, marketing-mix


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