Medidas do comércio intra-sectorial

Autores

  • Nuno Carlos Leitão Universidade de Évora

Resumo

A existência de comércio intra-sectorial ou comércio de produtos pertencentes à mesma indústria tem sido objeto de ampla investigação teórica e empírica, em especial a partir da década de 1980, depois dos trabalhos pioneiros de Krugman (1979) e Lancaster (1980). Este tipo de comércio é baseado nas diferentes características dos países (e.g, diferença de rendimento per capita, diferença na dotação relativa de fatores) e nas características das indústrias (e.g, diferenciação do produto, economias de escala, concentração industrial).

Palavras-chave:

Comércio intra-sectorial, Comércio intra-sectorial horizontal, Comércio intra-sectorial vertical, Vantagem Comparativa

Downloads

Publicado

12-05-2014

Como Citar

Leitão, N. C. (2014). Medidas do comércio intra-sectorial. Lusíada. Economia E Empresa, (13), 29–46. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/lee/article/view/907

Edição

Secção

Dossier: Gestão estratégica e políticas de marketing