Internacionalização das empresas: o contexto das PME

Autores

  • Henrique Manuel Pimentel Reis Instituto Politecnico de Setubal

Resumo

A crescente internacionalização da atividade empresarial e atualmente um tema obrigatoriamente presente na gestão de negócios, sendo relevante perceber-se que não fica restringido as grandes unidades económicas. Neste sentido chamo a atenção para a importância das PME olharem e perceberem a envolvente global, não se retraindo pelo factor dimensão. Contextualizando o ambiente macro-económico em que nasce e se desenvolve o sector em análise, e referindo os aspetos mais significativos da modelização dos processes de internacionalização coadunáveis com a dimensão das empresas em estudo, apresento os resultados de um trabalho de campo realizado junto da industria de moldes para plástico, finalizando com conclusões e sugestões que os mesmos me oferecem.

Palavras-chave:

Internacionalização, SME, Dimensão, Estratégia, Concorrência

Downloads

Publicado

07-05-2014

Como Citar

Reis, H. M. P. (2014). Internacionalização das empresas: o contexto das PME. Lusíada. Economia E Empresa, (6), 27–52. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/lee/article/view/828

Edição

Secção

Artigos