O turismo em Portugal: situação actual e caminhos de futuro

Autores

  • João Martins Vieira Mestre em "Gestao Estrategica e Desenvolvimento do Turismo" (UTL)

Resumo

O turismo e o caso de maior sucesso económico em Portugal no último meio seculo, representando hoje uma importante parcela do produto nacional e contribuindo significativamente para a balança de pagamentos, para a craião de emprego, para a implementação de novas infraestruturas e para o desenvolvimento regional. Porem, para que este sucesso se mantenha e consolide no futuro e necessária que nos preparemos para enfrentar com sucesso os importantes e novos desafios que se espera venham então a surgir, atualizando o nosso tradicional paradigma de desenvolvimento do turismo.

Estamos portanto hoje num crucial momenta de viragem. Contudo, só conseguiremos definir os novos objetivos e os caminhos a percorrer para la chegarmos se soubermos onde estamos e como aqui chegamos. Daí a necessidade de caracterizarmos a situação actual do turismo em Portugal quer como ponto de chegada de um percurso já de meio seculo, quer como plataforma de partida para o futuro. Este trabalho tem como objetivo contribuir para essa caracterização e sugerir alguns desses caminhos. Com base nos elementos estatísticos disponíveis e tradicionais faz-se uma analise da evolução do turismo no ultimo meio seculo apontando alguns dos erros cometidos e pontos fracos do sector e terminando com a indicação dos principais fatores condicionantes do sucesso que pretendemos alcançar percorrendo os caminhos do novo turismo em Portugal.

Palavras-chave:

Desenvolvimento do turismo, Novo paradigma, Excelência

Downloads

Publicado

07-05-2014

Como Citar

Vieira, J. M. (2014). O turismo em Portugal: situação actual e caminhos de futuro. Lusíada. Economia E Empresa, (7), 9–36. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/lee/article/view/827

Edição

Secção

Artigos