Observatório nacional de recursos humanos: aplicação de uma abordagem explicativa da satisfação dos recursos humanos nas organizações

Marta Gonçalves, João de Orey

Resumo


Este artigo apresenta o Observatório Nacional de Recursos Humanos, criado em 2002 e gerido em parceria pela Associação Portuguesa de Gestores e Técnicos de Recursos Humanos (APG), Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e as empresas Qual e Qmetrics. O ONRH desenvolveu uma abordagem de Modelação com Equações Estruturais (SEM) para estudar a satisfação, lealdade e envolvimento dos colaboradores. O Modelo ONRH retrata as relações causais entre variáveis latentes. No artigo apresentam-se ainda os principais resultados agregados obtidos nas respostas de 30.461 colaboradores de 22 organizações em Portugal.

 

This article presents the National Observatory of Human Resources (ONRH) in Portugal, which was established in 2002 and is managed by the Portuguese Association of Human Resources Managers (APG), Portuguese Association for Quality (APQ) and the firms Qual and Qmetrics. The ONRH developed a model, using Structural Equation Modeling (SEM), to study and explain the employee satisfaction, loyalty and commitment. The ONRH model depicts the causal relationships among latent variables. Also in this article we present the main aggregate results which were obtained from the responses of 30.461 employees of 22 organizations in Portugal.


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