O novo paradigma do marketing na web social

Dário Elias Félix de Oliveira Rodrigues, Fernando Gaspar, José de Assis Lopes

Resumo


As redes sociais na Web 2.0 e o número crescente dos seus utilizadores têm despertado o interesse de quem se dedica ao estudo do marketing. Esta nova realidade põe em causa o modelo tradicional de comunicação que tem suportado o esforço de marketing até aos dias de hoje. Este trabalho, para além de definir uma taxonomia dos meios presentes na Web 2.0 na perspetiva do marketing, propõe de forma sustentada e justificada, um novo paradigma designado pelos autores por Marketing-Múltiplo.

 

The social networks, the Web 2.0 and the increase number of their user´s arise the interest of Marketers for this field. This new reality refutes the traditional communication model that supports the marketing effort. The paper defines, in the Marketing aim, a new taxonomy for existing instruments in Web 2.0 and proposes a new paradigm named by the authors as Manifold-Marketing.

 

Palavras-chave / Keywords

Web 2.0, Redes sociais, Comunicação, Marketing-múltiplo.

Web2.0, Social media, Social media marketing, Inbound marketing, Outbound marketing, Communication, Manifold-marketing.


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