Implicações da neurociência na economia do consumo

Rui Lanção Gonçalves, José Eduardo dos Santos Soares Carvalho

Resumo


Este artigo pretende alertar para os problemas conceptuais da ciência económica, enfatizando a relação entre a economia e as ciências naturais, mostrando que o homem e o seu comportamento económico são muito mais do que modelos matemáticos. Com as novas técnicas de imagiologia cerebral que a economia pediu emprestada à neurociência, pretende-se mostrar o passo gigantesco da economia no sentido de poder pela primeira vez experimentar os seus modelos assumindose como uma ciência moderna e evolutiva, questionando a racionalidade económica e tentando entender o processo de tomada de decisão humana. Por último, através da metodologia do estudo de caso, apresenta-se um conjunto de experiências em laboratório que combinam a escolha e tomada de decisão económica ao nível do marketing.

 

The purpose of this article is to expose the conceptual problems of the economic science, enlightening the relationship between economics and the natural sciences, by showing that man and his economic behavior are much more than the mathematical models. With the new techniques of brain imagery that economics borrowed from neurological sciences, is meant to be showed the huge leap of economics to the extent, for the first time, to be able to experiment their models, assuming to be an evolutionary modern science, questioning about economic rationality and trying to underpin the process of human decision making. This aticle ends, by showing, through case study methodology, a group of laboratory experiments which combine the process of economic choosing and decision making at marketing level.

 

Palavras-chave / Keywords

Neuroeconomia, Neuromarketing, comportamento, Decisão.

Neuroeconomics, Neuromarketing, Behavior, Decision.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica | Universidades Lusíada, 2004-2019
Universidade Lusíada Editora
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 638 307 | E-mail: revistas@lis.ulusiada.pt