A política marítima integrada da União Europeia: visão global e desafios para Portugal

Autores

  • Regina Salvador

Resumo

Em 2007 a Comissão Europeia publicou o “Livro Azul” destinado a desenvolver uma Política Marítima Integrada (PMI) para a UE. As questões marítimas passaram a estar no “top” das prioridades da agenda europeia. Para criar uma política marítima comum e integrada foi lançado um amplo processo de consulta aos stakeholders, o qual deu origem a um “Livro Verde” e, mais tarde, a um “Livro Azul”, documentos fundamentais para o lançamento da novel política.

Como um dos Estados-Membros com maior Zona Económica Exclusiva e que, com o previsível alargamento da Plataforma Continental em negociação nas Nações Unidas, passará a ter sob sua jurisdição uma área oceânica de cerca de 4 milhões de km² - sensivelmente igual à área terrestre de toda a UE – Portugal deverá ter um papel estratégico na elaboração dos regulamentos marítimos da PMI.

Palavras-chave:

Política Marítima Integrada da UE, Crescimento Azul, Portugal

Downloads

Publicado

30-11-2018

Como Citar

Salvador, R. (2018). A política marítima integrada da União Europeia: visão global e desafios para Portugal. Lusíada. Economia E Empresa, (25), 87–97. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/lee/article/view/2593

Edição

Secção

Artigos