O sistema complementar da Segurança Social

Autores

  • Miguel Coelho
  • Elsa Gomes

Resumo

O Sistema Complementar de Segurança Social – Que Futuro?

O Sistema de Segurança Social em Portugal enfrenta desafios que passam, não só pela sustentabilidade da proteção dos riscos sociais clássicos ou pela proteção dos novos riscos sociais, mas também, e não menos importante, pela capacidade de garantir que ambos os riscos sociais são protegidos de forma adequada assegurando equidade na sua realização.

Na realidade, parece hoje evidente que os trabalhadores portugueses terão de trabalhar cada vez mais para vir a receber uma pensão que representará uma fração cada vez menor do último salário, com consequente agravamento dos riscos de pobreza.

Daqui resulta a importância em desenvolver o Sistema Complementar de Segurança Social, bastando para tal operacionalizar o que já está previsto na Lei de Bases e melhorar, simultaneamente, o regime fiscal e os instrumentos de “educação financeira”, permitindo aos cidadãos que reforcem os níveis de proteção social, mitigando, desta forma, os riscos de pobreza quando atingirem a idade da reforma.

Downloads

Publicado

03-08-2018

Como Citar

Coelho, M., & Gomes, E. (2018). O sistema complementar da Segurança Social. Lusíada. Economia E Empresa, (24), 115–129. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/lee/article/view/2557

Edição

Secção

Artigos