The Physical Presence in Television Audience Data.
Resumo
A Publicidade é uma atividade que fornece valor às marcas através das audiências que consegue alcançar. Quanto maiores forem as audiências geradas pela atividade publicitária, mais impacto têm as marcas nos seus mercados e mais receitas obtêm os meios. A credibilidade dos sistemas de medição de audiências é muito importante para o processo de aferição de valor tanto para os anunciantes como para os meios.
O objetivo deste trabalho é o de conhecer um pouco melhor o sistema digital de medição de audiências televisivas com Identificador de Presença (ID) em painéis fixos de telespetadores. O ID é um equipamento que permite ao sistema de medição de audiências registar a presença física do telespetador junto da televisão.
Para este objetivo compararam-se o número de zappings e de tempo médio de visionamento de duas amostras independentes de 330 elementos cada – uma amostra de controlo e uma outra experimental, sobre a qual se entreviu – retiradas de um painel fixo de medição de audiências constituído por 2328 indivíduos. O grupo experimental foi submetido a uma ação de reforço da perceção da correta utilização do ID tendo essa ação também sido aproveitada para identificar situações de eventual má utilização do ID com o objetivo de corrigi-las. Utilizaram-se os dados de audiência das 24horas de 10 dias.
Os resultados mostraram não existirem diferenças significativas entre o número de zappings e de tempo médio de visionamento das duas amostras, contribuindo dessa forma para reforçar a perceção de que o ID pode ser muito importante para a credibilidade dos dados de audiência em televisão.