Scénarios alternatifs pour l’économie mondiale

António Rebelo de Sousa

Resumo


O presente texto baseia-se numa Conferência realizada na Universidade de Dakhla, em Marrocos, em 7 de Dezembro de 2017, conferência essa produzida em francês.

Procurou-se na mesma distinguir uma concepção «truncada» de globalização de uma visão mais abrangente, bem como prever cenários alternativos para a economia mundial.

Foram mencionados aspectos atinentes a questões de relevância sistémica que afectam a economia internacional, avançando-se com possíveis «portas de saída» para as mesmas e concluiu-se pela existência de uma tendência para a evolução no sentido de um sistema multipolar, ainda que com dominância de um «paradigma ocidental».

 

This text is based on a Conference held at the University of Dakhla, in Morocco, on 7th December 2017.

The aim was to distinguish a truncated conception of globalization from a more broaden perspective, as well as to preview alternative “scenarios” for the world economy. There was reference to relevant aspects to related-systemic issues which affect the international economy and some suggestions were proposed thereto.

The conclusion was a trend to the evolution towards a multipolar system, although with dominance of a Western paradigma.

 

Palavras-chave / Keywords:

Globalização, Questões sistémicas, Sistema multipolar.

Globalization, System problems, Multipolar system.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica | Universidades Lusíada, 2004-2018
Universidade Lusíada Editora
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 638 307 | E-mail: revistas@lis.ulusiada.pt