Performance empresarial da superestrutura turística

Autores

  • Ana Maria da Silva Lourenço Paiva
  • João de Sousa Mendes
  • José Eduardo dos Santos Soares Carvalho
  • Rui Lanção Gonçalves

Resumo

O turismo é um dos sectores mais importantes da economia portuguesa onde, para além do seu impacto na Balança de Pagamentos, no Produto Interno Bruto (PIB) e do seu papel na criação de emprego, investimento e rendimento, é-lhe também reconhecida a função de “motor” de desenvolvimento de outras atividades económicas.

O turismo é de facto um sector bastante importante e com uma actividade económica bastante relevante para o país, daí o interesse pelo seu estudo. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a dinâmica económica e social das empresas que integram a Superestrutura Turística, no âmbito do emprego, remuneração e competitividade, dos subsectores que a integram, com referência ao período 2010-2015.

O método de pesquisa do estudo seguiu o procedimento longitudinal, visando analisar as variações nas características dos elementos amostrais – GE’s,PME’s e Microempresas turísticas. As variáveis básicas do modelo, aplicado no estudo, foram coletadas a partir da informação disponível nos quadros económicos das sociedades, elaborados pela Central de Balanços do Banco de Portugal.

Os resultados dos agregados sectoriais, por natureza dos parâmetros de avaliação (emprego, remuneração e produtividade) - expresso em números índice - evidenciam a dinâmica da superestrutura da economia do turismo no período observado.

Palavras-chave:

Emprego, Remuneração, Produtividade, Competitividade

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Paiva, A. M. da S. L., Mendes, J. de S., Carvalho, J. E. dos S. S., & Gonçalves, R. L. (2017). Performance empresarial da superestrutura turística. Lusíada. Economia E Empresa, (22), 9–38. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/lee/article/view/2438

Edição

Secção

Dossier: Dinâmica económica e social da superestrutura turística