A medição das audiências televisivas e a presença física do espectador

João Pedro Lucena, joaquim A. Casaca

Resumo


A Publicidade é uma ferramenta que fornece valor aos produtos e serviços dos anunciantes pelo acesso que garante a grandes audiências. Quanto maiores forem as audiências geradas pela atividade publicitária, mais impacto têm os produtos e serviços nos seus mercados, mais pagam os anunciantes e mais receitas obtêm os meios. Neste contexto a credibilidade dos sistemas de medição de audiências é fundamental para o processo de aferição de valor, tanto para os anunciantes como para os meios.

O objetivo deste trabalho é o de testar a fiabilidade da utilização do Identificador de Presença Física do Telespetador em Frente ao Televisor (ID), que confirma a presença física do espetador, no registo da sintonização feito através da tecnologia dos audímetros.

Para este objetivo compararam-se o número de zappings e de tempo médio de visionamento de duas amostras independentes de 330 elementos cada – uma amostra de controlo e uma outra experimental, sobre a qual se entreviu. Ambas as amostras foram retiradas de um painel fixo de medição de audiências constituído por 2328 indivíduos. A experiencia baseia-se na hipótese de que os membros do painel de audiências tenderão a não utilizar corretamente o ID. Neste contexto, o grupo experimental foi submetido a uma ação de formação visando o reforço da perceção da correta utilização do IdP, tendo essa ação também sido aproveitada para identificar situações de eventual má utilização do ID com o objetivo de corrigi-las.

Os resultados mostraram não existirem diferenças significativas entre o número de zappings e de tempo médio de visionamento das duas amostras, concluindo-se dessa forma que o ID é um instrumento fiável para assinalar a presença física do telespetador em frente da televisão.


Advertising is an activity that provides value to the brands because it deliveries audience. The bigger is the reached audience, the more is the impact of the brands in their markets and the more is the revenue of the operators. The credibility of the process for measuring audiences is very important for value recognition both for brands and for media operators.

The objective of this research is to test the reliability of the audience television measuring audiometer systems, which simultaneously use a Physical Presence Device (PPD) to register who is in the room.

To achieve this objective it was compared the number of zappings and average time view of two independent samples with 330 elements each – a control sample and an experiment sample – from a fixed panel audience with 2328 individuals. The experimental group was submitted to a reinforcement action to increase the awareness of how to use correctly the PPD. At the same time this action was used to identify eventual incorrect use of PPD and correct it.

The results show no significant differences between the number of zappings and average time view between the two samples, contributing for the assumption that PPD is an important tool for the credibility of the television audience data assuring the physical presence of the viewers.

 

Palavras-chave / Keywords

Audiências, Publicidade, Anunciantes, Identificador de presença.

Audiences, Advertising, Physical presence device (PPD).


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