Turismo de golfe em Portugal: bases para a realização de um plano estratégico

Autores

  • Filipa Centeno Dias Andrade
  • Mário Guerreiro Antão Universidade Lusíada de Lisboa

Resumo

Este estudo pretende descrever e analisar, no panorama do turismo em Portugal, o papel do turismo de golfe. Nos últimos anos o golfe tem tido um importante papel na redução da sazonalidade do sector do turismo em Portugal. Enquanto a maioria dos turistas visitam o país na época alta (Maio a Setembro), os golfistas marcam presença durante todo o ano, com especial enfoque nos meses de Setembro a Novembro e de Março a Maio.

Apontado no Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT) (PENT 2012), como um dos dez produtos estratégicos, os quais devem ser valorizados para a melhoria da qualidade e do volume de negócios do sector turístico, o golfe português deve, segundo o referido documento, “Incentivar a promoção do Algarve como destino de golfe de classe mundial e dar maior visibilidade à área de influência de Lisboa”.

Com o objetivo de desenvolver as bases para um plano estratégico para o turismo de golfe em Portugal foi realizado um inquérito a uma amostra de indivíduos representativos dos jogadores nacionais e estrangeiros que aqui praticam a modalidade. O estudo envolveu 290 inquéritos aplicados a nacionais e 101 a estrangeiros.

As conclusões mostram que os aspetos mais valorizados, quer positiva quer negativamente pelos dois grupos estudados, nem sempre estão em linha com o definido no PENT, quer por este não ter aprofundado este subsector com detalhe, quer porque, em determinados aspectos, os resultados obtidos com o tratamento da informação recolhida diferem dos pressupostos assumidos no referido documento. Tendo em conta os resultados obtidos, deixam-se aquilo que se consideram ser as bases para a realização de um Plano estratégico para o turismo de golfe em Portugal.

Palavras-chave:

Turismo, Golfe, Planeamento estratégico, Portugal

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Publicado

23-03-2016

Como Citar

Andrade, F. C. D., & Antão, M. G. (2016). Turismo de golfe em Portugal: bases para a realização de um plano estratégico. Lusíada. Economia E Empresa, (20), 81–97. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/lee/article/view/2307

Edição

Secção

Dossier: A economia do turismo