Turismo de golfe em Portugal: bases para a realização de um plano estratégico
Resumo
Este estudo pretende descrever e analisar, no panorama do turismo em Portugal, o papel do turismo de golfe. Nos últimos anos o golfe tem tido um importante papel na redução da sazonalidade do sector do turismo em Portugal. Enquanto a maioria dos turistas visitam o país na época alta (Maio a Setembro), os golfistas marcam presença durante todo o ano, com especial enfoque nos meses de Setembro a Novembro e de Março a Maio.
Apontado no Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT) (PENT 2012), como um dos dez produtos estratégicos, os quais devem ser valorizados para a melhoria da qualidade e do volume de negócios do sector turístico, o golfe português deve, segundo o referido documento, “Incentivar a promoção do Algarve como destino de golfe de classe mundial e dar maior visibilidade à área de influência de Lisboa”.
Com o objetivo de desenvolver as bases para um plano estratégico para o turismo de golfe em Portugal foi realizado um inquérito a uma amostra de indivíduos representativos dos jogadores nacionais e estrangeiros que aqui praticam a modalidade. O estudo envolveu 290 inquéritos aplicados a nacionais e 101 a estrangeiros.
As conclusões mostram que os aspetos mais valorizados, quer positiva quer negativamente pelos dois grupos estudados, nem sempre estão em linha com o definido no PENT, quer por este não ter aprofundado este subsector com detalhe, quer porque, em determinados aspectos, os resultados obtidos com o tratamento da informação recolhida diferem dos pressupostos assumidos no referido documento. Tendo em conta os resultados obtidos, deixam-se aquilo que se consideram ser as bases para a realização de um Plano estratégico para o turismo de golfe em Portugal.