Turismo médico em Portugal : análise de viabilidade do desenvolvimento de um operador turístico

Joana Brilha Pereira, Mário Guerreiro Antão

Resumo


Este estudo visa um dos sectores de atividade económica mais importantes para Portugal; a indústria turística. Propõe incidir a sua análise sobre o conceito de Turismo Médico, através da análise da viabilidade da criação de um operador turístico especializado, não esquecendo a importância dos demais factores para o aparecimento e desenvolvimento do Turismo Médico em Portugal.

Pretende-se compreender de que forma Portugal poderá ser considerado destino de saúde e quais as suas potencialidades. O Turismo Médico surge assim como elemento estratégico para o sector do turismo em Portugal, aproveitando as novas tendências de consumo manifestadas nesta área por potenciais clientes em todo o mundo.

A questão essencial desta estudo pretende analisar o posicionamento estratégico que Portugal deverá adoptar para se tornar um destino de Turismo de Saúde e Bem-Estar na vertente de Turismo Médico e quais serão os fatores diferenciadores que Portugal pode apresentar para enfrentar o mercado e ganhar o referido posicionamento. No documento caracteriza-se o fenómeno do Turismo de Saúde e Bem-Estar, fazendo uma análise daquela que é a oferta e a procura deste segmento de mercado, estabelecendo uma comparação entre os vários “players” mundiais e determinando a dimensão deste mercado no mundo.

Tendo em conta os resultados obtidos, os inquéritos e as entrevistas realizadas no âmbito deste estudo, conclui-se que Portugal tem potencialidades para se afirmar neste subsector, necessitando apenas de criar uma imagem forte e consolidada como destino de saúde e uma oferta integrada de serviços inovadores e diferenciadores que lhe permitam ser competitivo e conquistar quota de mercado.


This study is about one of the most important Portuguese economic sectors, the hospitality industry. It proposes to focus its analysis on the concept of medical tourism, by analysing the feasibility of creating a specialized tour operator, not forgetting the importance of other factors in the onset and development of Medical Tourism in Portugal.

The aim is to understand how Portugal can be considered an health destination and what are its strengths and advantages. The Medical Tourism emerges as a strategic element for the hospitality sector in Portugal, taking advantage of new consumer trends in this area expressed by potential customers worldwide.

The key issue of this study is to analyse the strategic positioning that Portugal should take to become a tourism destination of Health and Welfare regarding medical tourism and what are the differentiating factors that Portugal may use as competitive advantages in this market in order to gain market and consolidate its position. In this work the Health Tourism and Wellness sector is described, making an analysis of what is the supply and demand in this market segment, with a comparison between the various “players” around the world and determining the size of this market worldwide.

Taking into account the results obtained, the surveys and interviews conducted in this study, it appears that Portugal has the potential to make headway in this sub-sector, requiring only to create a strong and consolidated image as a health destination and an offering of innovative and differentiating services to enable it to be competitive and gain market share. To achieve this, a business model proposal is presented.

 

Palavras-chave / Keywords

Turismo, Saúde, Portugal, Viabilidade, Modelo de negócio.

Tourism, Health, Portugal, Feasibility, Business Model.


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