Os Recursos Humanos e os desafios da actual gestão num contexto global em constante mudança

Autores

  • Carlos José Barracho Universidade Lusíada de Lisboa

Resumo

Devido às alterações económicas e sociais dos últimos anos a Gestão de Pessoas teve de se adaptar, deixando de actuar em áreas exclusivamente funcionais, para desempenhar um novo papel, enquanto parceira estratégica empresarial. É desta forma que aparece a Gestão Estratégica de Pessoas, com uma perspectiva mais holística. Devido também à competitividade dos novos mercados ela é forçada a completar sinergias e a procurar um constante alinhamento interno-externo. Já não basta ter políticas e práticas de Gestão de Pessoas consonantes entre si, é também necessário que elas integrem outras políticas, objectivos e estratégias empresariais, para se atingir um bom desempenho.
Procura com esta nossa exposição reflectir sobre os desafios da Gestão de Pessoas numa perspectiva a vários níveis, assumindo assim um papel fundamental na integração dos diferentes níveis organizacionais. Reflectimos ainda sobre uma importante problemática da actualidade. Quais as melhores práticas de Gestão de Pessoas: deverão ser um conjunto de práticas singulares e universais ou serem constituídas pelas mais diversas variáveis do contexto?
Finalmente lançam-se ideias com o intuito de perceber qual o papel que a Gestão de Pessoas terá de enfrentar num futuro próximo, num quadro crescente de estratégias de internacionalização por parte das empresas, onde é necessário conciliar a universalidade global com a adaptabilidade inerente ao contexto onde se integram.

Palavras-chave:

Gestão estratégica, Mudança, Adaptação, Competitividade

Downloads

Publicado

14-01-2015

Como Citar

Barracho, C. J. (2015). Os Recursos Humanos e os desafios da actual gestão num contexto global em constante mudança. Lusíada. Economia E Empresa, (18), 173–184. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/lee/article/view/1890