Doutoramento Honoris Causa de Dom Carlos Ximenes Belo (Porto, 7 de Junho de 2018) - Alocução do Reitor na sessão solene de investidura = Oration of the University Rector.

Afonso d’Oliveira Martins

Resumo


Senhores Presidente e Vice-Presidentes do Conselho de Administração da Fundação Minerva e Chanceler e Vice-Chanceleres da Universidade Lusíada-Norte; 

Sua Excelência Reverendíssima o Bispo Emérito de Díli, Senhor D. Carlos Filipe Ximenes Belo; 

Senhor Professor Manuel Lopes Porto; 

Sua Excelência Reverendíssima o Bispo do Porto, Senhor D. Manuel Linda;

Senhora Embaixadora da República Democrática de Timor-Leste, Dra. Maria da Paixão Costa;

Ilustres autoridades públicas, civis e militares, eclesiásticas, diplomáticas e académicas;

Senhoras e Senhores Membros dos órgãos académicos desta Universidade;

Senhoras e Senhores professores, estudantes e colaboradores, Excelentíssimos convidados;

Minhas Senhoras e meus Senhores:

Agradecendo a presença de Vossas Excelências, vamos dar início ao acto em que a Universidade Lusíada-Norte atribui solenemente a distinção de Doutor Honoris Causa no domínio do Direito a Sua Excelência Reverendíssima o Bispo Emérito de Díli, Senhor D. Carlos Filipe Ximenes Belo.

O doutoramento honoris causa – devo começar por o sublinhar - representa a mais elevada distinção honorífica que a Universidade, estatutariamente, está autorizada a atribuir, estando desde logo reservada a personalidades que se notabilizaram pela sua acção e, de um modo muito especial, pelo contributo que deram para a defesa ou para o desenvolvimento da condição humana. 

Nesse sentido, o Conselho Científico desta Universidade, reunido em 19 de Abril deste ano de 2018, deliberou, por unanimidade, aprovar a atribuição do doutoramento honoris causa no domínio do Direito a Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor D. Carlos Ximenes Belo, tendo sido tal deliberação objecto de imediata homologação reitoral.

Para tanto, foram tidos em consideração os altos serviços prestados à Humanidade por D. Carlos Ximenes Belo e que ficaram bem expressos na acção corajosa que, com sacrifício da sua própria segurança, empreendeu em defesa dos direitos do Povo de Timor-Leste e para protecção de tantos que sofreram de grave perseguição na sequência da invasão indónesia de Timor-Leste em tempo verificada.

Precisamente, em razão da sua notável acção “em prol de uma solução justa e pacífica para o conflito em Timor-Leste” e também pelos esforços realizados em vista da reconciliação entre timorenses veio a beneficiar de largo reconhecimento internacional, tendo sido agraciado com o prémio Nobel da Paz, em 1996, e com tantas outras distinções.

Acresceu ainda a consideração de que os elevados méritos que concorrem na sua pessoa conduziram à sua afirmação, no âmbito da Igreja Católica, como um eclesiástico de referência, destacando-se também como um grande humanista e ainda como um prestigiado Homem de Cultura, especialmente atento à importância da História e com significativa obra publicada e em produção.

Por tudo isto e por muito mais que a propósito, certamente, dirá neste acto o Apresentante, Senhor Professor Manuel Lopes Porto, foi entendido por esta Universidade que a atribuição do doutoramento honoris causa a Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. Carlos Ximenes Belo representa um acto de inteira justiça académica, constituindo ao mesmo tempo uma grande honra e um privilégio para esta instituição que, em seu nome, muito agradeço. 

Vai então proceder-se à solene investidura, como Doutor Honoris Causa, de Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. Carlos Filipe Ximenes Belo.

Concede-se a palavra ao Senhor Professor Doutor Manuel Lopes Porto para apresentar Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. Carlos Filipe Ximenes Belo.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2019
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel. +351 213 611 561 | Fax +351 213 638 307 | E-mail: revistas@lis.ulusiada.pt