Die Romische Kaisertzeit (oldenbourg verlag, münchen 2013) de Werner Dahlheim

Autores

  • Eduardo Vera-Cruz Pinto Professor Catedrático das Faculdades de Direito da Universidade Lusíada e da Universidade de Lisboa

Resumo

O Professor Werner Dahlheim, da Universidade Técnica de Berlim, um dos mais reputados historiadores europeus da Antiguidade Clássica romana, escreveu um livro Die Romische Kaiserzeit sobre o período que vai da ascensão política de Octávio Augusto, com início em 43 a.C., até ao Édito de Tolerância de Galério, em 3114. Trata-se de um texto que actualiza e condensa sintetizando a sua Geschichte der Romischen Kaiserzeit (História do Império Romano).

É um livro que explica o Principado como sistema de governo na Roma Antiga. Esse período histórico é habitualmente designado como “Principado“, por ser caracterizado por um regime político hidrído de monarquia e república que assenta no Princeps como chefe supremo e primeiro magistrado de Roma. Essa caracterização só se compreende pela História de Roma como mostra Werner neste texto.

Trata-se de um livro importante para a jurishistoriografia romanística portuguesa e para a nossa didáctica universitária6 dada a importância que esse período do Principado tem tido no ensino do Direito Romano, nomeadamente, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Downloads

Publicado

2015-10-16

Como Citar

Pinto, E. V.-C. (2015). Die Romische Kaisertzeit (oldenbourg verlag, münchen 2013) de Werner Dahlheim. Lusíada. Direito, (12), 345–351. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/ldl/article/view/2238

Edição

Secção

Recensões