NormasAutores

POLITICA EDITORIAL

– A Revista Intervenção Social destina-se à publicação de trabalhos sobre temas actuais e de pertinência científica no âmbito do Serviço Social e da Intervenção Social, áreas afins e suas relações interdisciplinares. As edições são organizadas por temáticas ou com temas diversos, de interesse profissional e académico, previamente definidos pela Direcção da Revista.

– Os trabalhos propostos para publicação deverão ser inéditos, não sendo permitida a sua apresentação simultânea a outra revista, tanto do texto, quanto de figuras e tabelas.

– Todos os direitos editoriais são reservados para a Revista Intervenção Social e nenhuma parte das publicações pode ser reproduzida, plagiada por qualquer sistema ou transmitida por quaisquer meios ou formas existentes ou que venham a ser criados, sem prévia permissão por escrito da Direcção da Revista, de acordo com a lei de direitos autorais vigentes em Portugal.

– Quanto ao processo de apresentação de artigos, o (s) autor (es) deverá (ão) assinar e enviar a Declaração de Responsabilidade e a Transferência de Direitos Autorais (modelos integrados nas normas de apresentação de trabalhos para publicação).

– Os trabalhos submetidos para publicação serão analisados por pares (dois por artigo), Membros do Conselho Científico Nacional, ou membros do Conselho Cientifico Internacional, os quais arbitrarão sobre a pertinência, ou não, da sua aceitação, podendo sugerir aos autores reformulações ou adaptações. As eventuais modificações de estrutura e conteúdo serão acordadas com os autores. A apreciação das propostas terá em conta o rigor, a clareza e precisão quanto à produção científica, redacção e conteúdo e a probidade ético-teórica. A decisão final sobre a publicação dos trabalhos recebidos será da Direcção da Revista, com base no programa editorial. Não serão admitidos acréscimos ou alterações ao texto, após a avaliação e aceitação final. A Direcção assegura o anonimato para o(s) autor(es) no processo de avaliação, como também assegura aos avaliadores o sigilo da sua participação, permitindo liberdade para apreciações e avaliações.

– Todos os trabalhos resultantes de pesquisa, ou relato de experiências práticas, que envolverem sujeitos humanos terão a sua publicação condicionada ao cumprimento dos princípios éticos, que deverá ser claramente descrito no último parágrafo da secção Metodologia do artigo. Deverão indicar se os procedimentos respeitaram o constante na Declaração de Helsinki (1975, revista em 1983).

– Excepcionalmente serão aceites trabalhos já publicados (seja em versão impressa ou virtual) desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo Director da publicação onde o trabalho tenha sido originalmente publicado. – A Revista Intervenção Social publica trabalhos nos idiomas Português, Espanhol, Francês e Inglês.

– As opiniões e os conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exactidão, adequação e procedência das citações e referências, são da exclusiva responsabilidade do (s) autor (es), não reflectindo necessariamente a posição da Direcção da Revista.

– A apresentação de propostas de publicação implicará a aceitação, por parte do (s) autor (es), das normas da revista.

– A Revista Intervenção Social não remunera o (s) autor (es) pela publicação dos seus trabalhos, enviando-lhes porém um exemplar da edição com o seu texto publicado.

Normas para Apresentação dos trabalhos

– Os trabalhos deverão estar adequados à respectiva edição, podendo ser estudos ou resultados de pesquisas aplicadas, teóricas, experiências da prática profissional, ensaios, resenhas, entrevistas, notas prévias, comunicações e apresentação de programas ou linhas de investigação inovadoras.

– Notas prévias devem ter, no máximo, duas páginas; resenhas, quatro páginas. Comunicações, no máximo, oito páginas. Os trabalhos em formato de artigo deverão ter, no máximo, quinze páginas, incluindo desenhos, figuras, tabelas, fotografias e referências (se forem utilizadas fotografias com pessoas, mesmo não identificadas, devem vir acompanhadas da permissão por escrito das pessoas fotografadas; para utilização de fotografias com crianças ou jovens, deve ser respeitada a legislação vigente).

– Figuras, tabelas e fotografias com boa definição, somente a preto e branco, devendo ser entregue o original, com cabeçalho (se for o caso) e legendas. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e apresentar a autorização para reprodução.

– Os trabalhos deverão respeitar as normas gramaticais em vigor.

O (s) auto (res) deve (m) enviar por correio ou correio electrónico: 1. Carta de apresentação do trabalho a publicar; 2. Declaração de Responsabilidade; 3. Transferência de Direitos de Autor.

Os trabalhos podem ser enviados pelo correio electrónico, como anexo.

– Deve ser utilizado o Editor Word for Windows, com a seguinte formatação: fonte Times New Roman tamanho 12, página tamanho A-4, espaço de 1,5 cm, todas as margens com 2,5 cm. A partir do 2º parágrafo em cada ponto ou subponto do texto deve obedecer à indexação de 1ª linha de 1.25cm.

Autorização de apresentação

– Nome completo do (s) autor (es), habilitações académicas, cargos e nome da instituição á qual está (ão) vinculado (s), morada domiciliária completa, telefone e e-mail, em folha separada do texto do artigo.

– Título e resumo no idioma do respectivo artigo.

a - O título deve ter no máximo, 12 palavras.

b - O resumo deve ter aproximadamente 140-150 palavras e com três a cinco palavras-chave, descritivas do conteúdo do trabalho. O resumo deve ser informativo.

c - Título, resumo e palavras-chave em português e noutra língua de edição da revista.

Citações e referências (bibliografia)

Citações, conforme o ISO 600, que, para a Revista Intervenção Social. Temas de Serviço Social e Intervenção Social, foi sistematizada da seguinte forma: As citações devem ser indicadas no texto pelo sistema de autor-data.

• Citação de até três linhas: dentro do corpo do texto, entre aspas, fonte igual à do texto. Citação de mais de três linhas: fora do corpo do texto, fonte 11, recuada para a linha do parágrafo, sem aspas (ou qualquer outro destaque), espaçamento interlinear simples, margem direita igual à do texto.

• Nome do autor da obra, para os dois casos atrás referidos:

1. No conteúdo do texto (caligrafia normal para nomes próprios). Exemplo: Segundo Ferreira (2005, p. 23), “O conhecimento académico [...]”;

2. Entre parênteses, em caixa alta. Exemplo: “O conhecimento académico [...]” (Ferreira, 2005, p. 23).

Referências, conforme a ISO 600,no sistema autor-data

somente dos documentos efectivamente citados no trabalho. – Para fins de sistematização da Revista, utilizar somente o itálico como recurso tipográfico.

Exemplos de Referências

a) Livro: sobrenome do autor / a / a /, Iniciais. (Ano). Título do livro em itálico. Local de publicação: Editora. Exemplos: Ferreira, Jorge M. L. (2011). Serviço Social e Modelos de Bem-Estar para a Infância. Modus Operandi do Assistente Social na Promoção da Protecção à Criança e à Família. Lisboa: Ed Quid Juris.

b) Revistas: sobrenome do autor / a / a /, Iniciais. (Ano). Título do artigo. Nome da revista em itálico, número ou volume (número) páginas que compõem o artigo dentro da revista. Exemplos: Ferreira, Jorge M. L. (2010). Sistema de protecção à infância em Portugal – Uma área de intervenção e estudo do Serviço Social. Revista Katálysis. “Serviço Social e Pobreza”. Volume 13, nº 2 – Julho/Dezembro – 2010. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. Editora UFSC. Brasil.

c) Capítulo de livro: sobrenome do autor / s, iniciais. (Ano). Título do capítulo sobrenome do autor / a, AO editor / coordenador / a do livro. Título do livro em itálico. Cidade: Editora, páginas que compõem o capítulo do livro. Exemplos: García,F. Tomás; Parra, A. António (2002). Gestión de los processos de información y comunicación. García; Parra (Coords). Servicios Sociales: Dirección, gestión y planificación. Madrid: Alianza Editorial, pp. 147 – 167.

Referências em formato electrónico:

a) Os documentos electrónicos: autor / a / as / é (data de publicação). Título [tipo de suporte]. Local da publicação: editor. Disponível: Especifique URL [data de acesso]. Exemplos: Comissão das Comunidades Europeias (2000). Eficiência e equidade [online]. com: Bruxelas. Disponível em: [acesso 2001 Setembro 20].

b) Artigos em periódicos electrónicos: Autor / a data (mostrado na publicação). Título do artigo. Nome da publicação [tipo de meio], volume, número de páginas ou a localização do artigo. Disponível: Especifique URL [data de acesso]. Exemplos: Marques, P. (2001, Julho). Educação a distância hoje. IRRODL [online], 2.2. Disponível em: http://www.irrodl.org/content/v2.1/marques.pdf [acesso Junho de 2002 5]. Lei nº 147/99 de 1 de Setembro. Disponível em: http://www.cncjr.pt [consulta:5/07/2011].

Tipos de Textos

Editorial: apresenta comentário crítico e aprofundado, preparado pelos editores e/ou por pesquisadores de amplo conhecimento sobre o assunto abordado. Artigos:

• Construção teórica: Deverão conter introdução, desenvolvimento e conclusão. Apresentam temas sustentados em paradigmas teóricos, abordagens metodológicas e discutem questões ético-políticas que contribuem para formular novas hipóteses e novos caminhos de estudo e investigação.

• Estudos aplicados: textos originais que apresentam resultados obtidos em determinado problema apresentando as referências teóricos metodológicas utilizadas. São contribuições destinadas a divulgar resultados inéditos de natureza empírica, experimental, constituindo trabalhos completos, contendo informações relevantes para o Ensino e a prática profissional. Devem apresentar a seguinte ordem: introdução, método (sujeitos, material, procedimentos) resultados e discussão.

• Apresentação de experiências profissionais e ou de boas práticas: apresentam estudos de caso com análise de implicações conceptuais, ou descrição de procedimentos ou estratégias de intervenção, descrevendo o quadro metodológico apropriado e de interesse para a intervenção do profissional em diferentes áreas.

Artigos de opinião: consistem em textos de opinião e/ou análise que possam contribuir para a reflexão e o aprofundamento de questões relacionadas ao tema desenvolvido na edição.

Resenhas: revisão crítica de livros recém-publicados, orientando o leitor quanto às suas características e potencialidades. Devem ser breves, elaboradas por especialistas da área, constituindo um resumo comentado, com opiniões que possam dar uma visão geral da obra, (12 a 15 páginas).

Comunicações em reuniões científicas: Textos apresentados em eventos científicos que constituam mais-valia para o conhecimento da temática tratada. Divulgação/ Informação: espaço destinado à divulgação de publicações, realizações de eventos, programas inovadores, formação pós-graduada.

Produção de conhecimento: espaço destinado à divulgação de teses e dissertações de Doutoramento e Mestrado realizadas. Devem conter: o tema, tipo de estudo; objectivos; metodologia e apresentação síntese do autor. Limite de 4 páginas, ou seja:

-título em português, francês, inglês e espanhol;

-nome completo do autor, habilitações académicas, cargo e instituição á qual está vinculado; -

-Nome do orientador;

- Endereço completo, telefone, fax e e-mail.

Modelo de Declaração de Responsabilidade (deve ser assinada por todos os autores) Título: Autor (es):

Certifico que participei na concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto a sua publicação estiver sendo a ser analisada pela Revista Intervenção Social. Temas de Serviço Social e Intervenção Social, quer sejam no formato impresso ou electrónico.

Assinatura:

Data:

Modelo de Termo de Transferência de Direitos de Autor (deve ser assinado por todos os autores)

Título:

Autoria:

O autor abaixo-assinado transfere todos os direitos de autor do artigo para a Revista Intervenção Social. Temas de Serviço Social e Intervenção Social, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou electrónica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à revista.

Assinatura:

Data:

Endereços para o envio dos textos:

– Online para: secretariadoris@edu.ulusiada.pt

Pelo Correio postal para: Revista Intervenção Social. Temas de Serviço Social e Intervenção Social Universidade Lusíada Lisboa Instituto Superior Serviço Social Rua da Junqueira nº 188 a 195 1349 – 001 Lisboa Portugal