Multiculturalidade e educação para a cidadania: o começo de uma história, ou há ciganos em Alcobaça

Autores

  • Adelino de Jesus Antunes

Resumo

Falar da integração de povos ou comunidades socialmente excluídos e falar de educação para a cidadania. Este trabalho pretende exemplificar uma metologia aplicada em trabalho de inserção social de crianças ciganas e suas famílias.

A mistura com algumas considerações teóricas, recordam-se alguns passos de um projecto que visa a comunidade cigana de Alcobaça, o Projecto Fenix. Um trabalho que começa pela animação de rua, passa pela institucionalização do projecto e alcança a forma de parcerias em projecto integrado. Constitui apenas um relato e reflexão de experiencias vividas apaixonadamente. Mas nem por isso deixa de ser um trabalho a solicitar a opinião crítica de todos os que o lerem.

 "Ciganos. E mais uma vez a minha raiz humana estremeceu. São eles que me dão sempre a medida ' absoluta da liberdade que não tenho e por que suspiro. Anarquistas em espirito e corpo, lembram-me príncipes do nada, milionários do desinteresse, sacerdotes da preguiça, ampulhetas obstinadas onde o tempo não se escoa. "

 

Downloads

Publicado

2014-05-27

Como Citar

Antunes, A. de J. (2014). Multiculturalidade e educação para a cidadania: o começo de uma história, ou há ciganos em Alcobaça. Intervenção Social, (17/18), 85–109. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/article/view/958

Edição

Secção

Dossier: Os direitos das crianças e dos jovens pela ocasião da revisão da OTM