O Trabalho do assistente social em área rural do estado Pará-Brasil

Autores

  • Maria Helena Loureiro Cachopo
  • Maria José de Souza Barbosa
  • Divaneid Loureiro Campelo de Araújo

Resumo

O presente artigo versa acerca do trabalho do assistente social na área rural, destacando a relação de forças entre os agentes sociais que representam os interesses da população usuária dos serviços e do Estado. A forma transfigurada de relações de sentido está presente nesta relação entre executores ou reprodutores de ações tendo como eixo a problemática da municipalização, que constitucionalmente objetiva a descentralização de políticas públicas a partir da década de 1990.

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Relação de Forças, Intervenção Rural

Biografias Autor

Maria Helena Loureiro Cachopo

  • Assistente Social – UFPA
  •  Especialista em Saúde Pública e Saúde do Trabalhador – UFPa
  • Mestre em Políticas Públicas e Cidadania – UFPa
  • Doutoranda em Serviço Social – ISCTE-IUL

Maria José de Souza Barbosa

  • Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, IFPA/Campus Castanhal-Pará, Brasil
  • Doutora em Serviço Social com Pós-doutorado em Geografia Humana na Universidade de Alicante.

Divaneid Loureiro Campelo de Araújo

  • Assistente Social do Colégio Santa Rosa e Colégio Gentil Bitencourt

Referências

Baer, Mônica. (1993). O Rumo perdido: a crise fiscal e financeira do Estado brasileiro. Rio de Janeiro. Ed. Paz e Terra.

Barbosa, Maria José de Souza, Sousa, Risomar, Ferreira; Santos, Maria Helena Loureiro dos. (2010). Demanda do Trabalha ao Assistente Social no Capitalismo contemporâneo. In: Revista Políticas Públicas. São Luiz: Número Especial.

Barbosa, Maria José de Souza, Sá, Maria Elvira Rocha de. (2009). A questão social na Amazônia no capitalismo contemporâneo: o Estado do Pará em foco. In: Sherer, Elenise (ORG.). Questão Social na Amazônia. Manaus: EDUA.

Barbosa, Maria José de Souza. (s/d). A Cabanagem entre a liberdade do mercado e o mercado da liberdade. Rio de Janeiro: UFRJ (Tese de Doutorado)

Cocco, Giuseppe; Barbosa, Maria José de S. (2007). Trabalho e Natureza na Amazônia. In: Gestão de Políticas Públicas na Amazônia. Rio de Janeiro: E-papers.

Faleiros, Vicente de Paula. (1985). Alternativas Metodológicas da Pesquisa em Serviço Social, São Paulo. Ed. Cortez.

Forrester, Viviane. (1997). O Horror Econômico. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista.

Furtado, Celso. (1987). Transformação e Crise na Economia Mundial. Ed. Paz e Terra Rio de Janeiro.

Iamamoto, Marilda Vilela. (1998). O Serviço Social na Contemporaneidade. São Paulo: Cortez.

Junior, Caio Prado. (1970). História Econômica do Brasil. Ed Brasiliense.

Nogueira, Marco Aurélio. (2004). Um Estado para a Sociedade Civil. São Paulo: Ed. Cortez.

Oliveira, Francisco de. (1995). Pós – neoliberalismo: as Políticas Sociais e o Estado Democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Pereira, A. P. (2004). Potyara: Questão Social e Direito da Cidadania. Temporalis/Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. 2 Ed. Ano. 2 nº 3 (jan/jul.2001). Brasília: ABEPSS, Gráfica Odisséia, 88p.

Pereira, Potyara Amazoneida. (2002). Sobre a Política de Assistência Social no Brasil, in: Bravo, Maria I.S. e Pereira, Potyara A.P. Política Social e Democracia – 2ª ed. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: UERJ.

Rodrigues, Jaime. (1999). O Tráfico de Escravos para o Brasil. Ed. Ática, São Paulo.

Santos. Maria Helena Loureiro. (2008). A Implantação Do Sistema Suas E As Novas Demandas Aos Assistentes Sociais No Estado Do Pará: Belém: Pós-Graduação em Serviço Social. PPGSS-UFPa. (Dissertação de Mestrado).

Silva, José Rubisten da. (2010). Redes De Aviamento Da Borracha E A Organização Espacial De Fortaleza Do Abunã/Amazônia. Rondônia,. (Dissertação de Mestrado).

Souza, Jessé. (2003). A Construção Social da Subcidadania. Belo Horizonte: Editora da UFMG, Rio de Janeiro: IUPERJ.

Sposati, Aldaíza. Falção, Maria do Carmo. Fleury, Sônia Maria Teixeira. (1989). Os Direitos dos Desassistidos Sociais. Ed Cortez, São Paulo.

Yasbeck, Maria Carmelita. (1995). A Política Social Brasileira nos anos 90: a refilantropização da questão social, in Cadernos ABONG 3 – subsídios à conferência nacional de assistência social. Distrito Federal: CNAS / ABONG.

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Loureiro Cachopo, M. H., de Souza Barbosa, M. J., & Campelo de Araújo, D. L. (2019). O Trabalho do assistente social em área rural do estado Pará-Brasil. Intervenção Social, (53-54), 49–66. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/article/view/2911

Edição

Secção

Artigos