Contributos para uma anamnese da primeira escola portuguesa de Serviço Social: o projeto educativo fundacional do Instituto de Serviço Social (1935-1955)

Teresa Rodrigues da Silva

Resumo


Oitenta anos volvidos sobre a institucionalização da primeira escola de Serviço Social em Portugal, o presente artigo evoca em concreto a criação do Instituto de Serviço Social de Lisboa (ISS) (1935-1955) através de uma reflexão sobre aquele que foi o projeto educativo fundador do Serviço Social em Portugal. Pretende ser um contributo para a história do Serviço Social português, debruçando-se em particular sobre o período que corresponde à sua institucionalização e vigência dos primeiros planos de estudos dos cursos ministrados em pleno Estado Novo. Por fim, pretende ainda tornar mais nítida a pesquisa em torno das instituições educativas em Serviço Social e sobre a importância da recuperação dos acervos académicos, em particular do acervo do ISS, e do acervo monográfico produzido pelas suas alunas, na salvaguarda da sua memória institucional.


Palavras-chave:

História do Serviço Social, História das instituições educativas, Projecto educativo, Estado Novo, Instituto de Serviço Social.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica / Universidades Lusíada, 2004-2018
Serviços de Informação, Documentação e Internet
Rua da Junqueira, 188-198 | 1349-001 Lisboa | Tel.: +351 213 611 560 | Fax: +351 213 638 307 | E-mail: revistas@lis.ulusiada.pt