O Serviço Social e a responsabilidade social empresarial: passado, presente e futuro

Autores

  • Helena Mafalda Martins Teles

Resumo

O tema de estudo e a responsabilidade social empresarial (RSE), que se caracteriza pela integração voluntaria de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas. A RSE tem como principal objectivo a responsabilização das empresas na coesão social e no desenvolvimento de medidas que vão alem do mero cumprimento das obrigações legais. Entende-se que o Serviço Social devera intervir na RSE, usando as suas competências e as suas habilidades na criação de mecanismos que visem a melhoria da qualidade da intervenção levada a cabo pela responsabilidade social das empresas, junto dos seus colaboradores e da sociedade, na medida em que as determinações específicas de reestruturação produtiva - inovações tecnológicas, mercado global e alterações dos processos de trabalho - e das relações laborais carecem de uma intervenção multidisciplinar.

Palavras-chave:

Responsabilidade Social, Serviço Social e Empresas

Downloads

Publicado

2014-06-26

Como Citar

Teles, H. M. M. (2014). O Serviço Social e a responsabilidade social empresarial: passado, presente e futuro. Intervenção Social, (36), 47–61. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/article/view/1472

Edição

Secção

Artigos