Ferramentas/Instrumentos para práticas intergeracionais em diferentes contextos sociais

Autores

  • Jorge Manuel Leitão Ferreira

Resumo

"Uma sociedade para todas as idades". (Nações Unidas, 2000). Uma sociedade em que cada pessoa com os seus próprios direitos e responsabilidades tenha uma função activa a desempenhar. Uma sociedade baseada nos princípios da reciprocidade e da equidade. Na sociedade contemporânea para além das relações intergeracionais na família e necessário ampliar essas relações a sociedade geral de forma a aumentar a solidariedade intergeracional entre pessoas adultas e pessoas de outras gerações sem que tenham qualquer laço de parentesco. As práticas intergeracionais procuram maximizar os recursos sociais e comunitários através do intercâmbio de aprendizagens entre pessoas de diferentes idades, de forma a desenvolver competências individuais e sociais de forma adequada a melhoria da qualidade de vida das pessoas na sociedade actual. No tratamento deste tema importa reflectir sobre alguns fundamentos éticos que são fundamentais ter em presença ao nível das práticas, das organizações e dos participantes por forma a garantir a genuinidade e sucesso das práticas intergeracionais, ou sejam: Dialogo Social e a Ética e Participação.

Para promovermos práticas intergeracionais entres os diferentes contextos sociais e gerações: individuais, grupais, comunitários, familiares e institucionais presentemente podem ser utilizados vários instrumentos, nomeadamente:

  •  Método de coordenação aberta
  •  Diagnóstico participado
  •  Formação (aprendizagem ao longo da vida)
  •  Novas Tecnologias
  •  Parcerias/ Redes Sociais
  •  Programas de natureza intergeracional
  •  Avaliação participativa

Concluo esta comunicação com um apelo a reflexão de todos os actores e sujeitos de acção, necessário a mudança de mentalidades, modelo de gestão e qualificação das praticas sociais sustentadas em valores e direitos humanos adequados ao modelo social da sociedade contemporânea.

Downloads

Publicado

2014-06-26

Como Citar

Ferreira, J. M. L. (2014). Ferramentas/Instrumentos para práticas intergeracionais em diferentes contextos sociais. Intervenção Social, (36), 13–25. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/article/view/1469

Edição

Secção

Artigos