Sociedade Civil Global.Dimensões do terceiro sector

Autores

  • Susana de Almeida Veiga Ferreira

Resumo

Este trabalho foi realizado no âmbito do IV Curso de Pós-Graduação em Administração Social, promovido pelo ISSS Lx, em 2003, na disciplina de Estado, Economia e Política Social. Apresentamos a recensão bibliográfica da primeira parte de um estudo apresentado no livro Global Civzl Society Dimensios if Nonprifit Sectot; de 1999, que resume os resultados de um ambicioso projecto concebido no sentido de clarificar a força social que representam hoje no mundo inteiro, os milhares de centros comunitários, clínicas de saúde, escolas, centros de dia, organizações de defesa do ambiente, clubes sociais, associações profissionais, associações culturais e tantas outras diferentes entidades que formam o que se vem chamando de sociedade civil, terceiro sector ou sector não lucrativa.

Devido à extensão do estudo, que abrange vinte e dois países de todo o mundo, apenas abordaremos a primeira parte, em que os autores analisam as finalidades, o tamanho, a estrutura e a fonte de financiamento do sector não lucrativa de um modo geral, agrupando os países por regiões do globo (Europa Ocidental, Europa Central e de Leste, Outros países desenvolvidos e América Latina).

Downloads

Publicado

2014-06-26

Como Citar

Ferreira, S. de A. V. (2014). Sociedade Civil Global.Dimensões do terceiro sector. Intervenção Social, (32/34), 237–254. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/article/view/1452

Edição

Secção

Comunicações