Os planos de fomento nacional no contexto do desenvolvimento económico nacional no pós guerra

Autores

  • Joaquim Croca Caeiro

Resumo

Os Planos de Fomento, que alguns têm pretendido diminuir; enquanto mecanicismos dinamizadores da economia nacional do pós guerra, têm aqui uma abordagem político-económica no sentido de evidenciar a sua importância no contexto politico em que se inseriam, as lacunas de que enfermavam e os objectivos que se alcançaram por seu intermédio. Com efeito, ainda que denotando urna clara dependência politica-ideológica e um instrumento ao serviço de um regime, o certo e que os Pianos de Fomento, principalmente o I Plano e o II Plano, tiveram um impacto extraordinariamente importante na economia portuguesa da época e foram contributos decisivos para os designados "anos de ouro" da economia traduzidos num forte crescimento económico e na industrialização do pais.

"Não nos parece ser possível separar-se sociologicamente o passado do presente, como contrários nítidos ou absolutos, quando o tempo e psicológica e socialmente composto de variáveis que se alteram conforme o ritmo em que os vivem num  vasto espaço-tempo social»

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

Caeiro, J. C. (2014). Os planos de fomento nacional no contexto do desenvolvimento económico nacional no pós guerra. Intervenção Social, (31), 193–219. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/article/view/1386

Edição

Secção

Artigos