Contributos da abordagem comunicacional para o estudo do suicído consumado na adolescência

Autores

  • Marlene Braz Rodrigues Assistente Social, com o grau de Mestre, e Docente no ISSSL.

Resumo

Este trabalho e um resumo da dissertação com que a A. obteve o grau de Mestre pela Pontifícia Universidade Cat6lica de S. Paulo, no âmbito do II Mestrado em Serviço Social.

A investigação efectuada assenta no modelo comunicacional capaz de apreender os processos de construção da imagem que o adolescente suicida criou acerca do mundo. Privilegiaram-se os problemas segundo as seguintes determinantes:

a) problemas de comunicação nos níveis individual, familiar e social;

b) constituição da imagem simbólica do adolescente na relação com os outros;

c) ruptura da comunicação.

O objectivo foi abordar o fenómeno do suicídio na adolescência a luz da teoria comunicacional, tendo em linha de conta a construção do universo simbólico onde decorreram essas acções. Tentou-se concretizar este objectivo definindo a situação de comunicação e analisando os aspectos simb6licos. Procurou-se compreender, através da interpretarão ou da representação do seu trajecto de vida, como e que o jovem assimilou e reproduziu a sua imagem do mundo.

Downloads

Publicado

2014-06-20

Como Citar

Rodrigues, M. B. (2014). Contributos da abordagem comunicacional para o estudo do suicído consumado na adolescência. Intervenção Social, (13/14), 187–235. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/article/view/1332

Edição

Secção

Artigos