A sociedade dos média e as questões sociais. Realidade ou simulacro?

Autores

  • Aida Ferreira Docente no ISSSL.

Resumo

Falar da sociedade dos Media e das Questões Sociais, Realidade ou Simulacro suscita de imediato algumas clarificações. O fulcro do enunciado, em meu entender reside nas "Questões Sociais". A Realidade ou Simulacro relacionam-se com o tratamento dado pelos Media aos diversos problemas sociais. No primeiro caso (Realidade) significaria que a complexidade, extensão e problemática das muitas e diversas questões sociais deveriam será bordadas pela comunicação social numa perspetiva positiva ou factual. O real tal qual "e" tal qual "existe" isto é, o constituinte do real atual.

Numa perspetiva Kantiana o real seria dado no limite da experiencia através da perceção do próprio objeto ---- a realidade - entendida substantivamente. Esta, estaria assim ligada ao conceito de entendimento e a consciência do próprio objeto. No segundo caso (Simulacro) os Media abordariam as questões sociais como uma "imitação", "semelhança", "aparência enganosa", em suma como uma imagem da realidade. Seria a face negativa do "Real". Seria através desta negatividade que se percecionaria como nem tudo de que se fala corresponde a Realidade.

Downloads

Publicado

2014-06-20

Como Citar

Ferreira, A. (2014). A sociedade dos média e as questões sociais. Realidade ou simulacro?. Intervenção Social, (13/14), 181–186. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/article/view/1330

Edição

Secção

Artigos