Municípios e políticas sociais em Portugal (1977-1989)

Autores

  • Francisco José do Nascimento Branco Licenciatura e Mestrado em Serviço Social, docente no Instituto Superior de Serviço Social, Lisboa.

Resumo

A pesquisa «Municípios e Políticas Sociais em Portugal», teve como objectivos o estudo da institucionalização da acção dos municípios portugueses nas políticas sociais e a caracterização e análise do perfil das políticas sociais municipais, vistos na sua relação com o processo de construção do Estado Social em Portugal. A orientação deste estudo relacionou-se com dois contextos particulares. O novo protagonismo do poder local em Portugal desenvolve-se em consequência de um processo alargado de democratização da sociedade portuguesa apresentando-se, no ideário jurídico-político e no discurso social, como um espaço de autonomia e democracia local e de intervenção na melhoria das condições de vida das colectividades locais.

Downloads

Publicado

2014-06-18

Como Citar

Branco, F. J. do N. (2014). Municípios e políticas sociais em Portugal (1977-1989). Intervenção Social, (11/12), 183–208. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/article/view/1271

Edição

Secção

Comunicação e comentários