Da construção do conhecimento ao processo metodológico em Serviço Social

Autores

  • Maria João Barroso Pena

Resumo

A construção do conhecimento em Serviço Social nasce da relação entre a teoria e a prática, o que torna exigente uma clarificação conceptual que permita problematizar a natureza desta relação. É na intervenção do assistente social, mais especificamente na relação entre o profissional e a pessoa utilizadora dos serviços que se dá a ligação entre a teoria e a prática, operacionalizando-se nos procedimentos metodológicos. A metodologia subscreve sempre uma opção teórica, mais ou menos consciente, sem excluir os diferentes contextos em que o profissional se insere, e neste sentido importa distinguir conceitos como método e modelo de intervenção. Por último, ainda no âmbito metodológico do Serviço Social, destaque no processo de intervenção, para a elaboração do diagnóstico, pela importância que configura na intervenção profissional.

Palavras-chave:

Teoria-prática, Método, Modelo, Diagnóstico social

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Publicado

2014-06-05

Como Citar

Pena, M. J. B. (2014). Da construção do conhecimento ao processo metodológico em Serviço Social. Intervenção Social, (40), 77–94. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/article/view/1209

Edição

Secção

Artigos