Profissão, ciência e cidadania: desafio para o Serviço Social no século xxi

Autores

  • Antonio López Peláez

Resumo

Nesta comunicação, analisamos três desafios que têm de afrontar os profissionais dos serviços sociais no século XXI: em primeiro lugar, no âmbito académico, reforçar a sua cientificidade, estabelecendo protocolos de intervenção rigorosos e replicáveis e favorecendo o desenvolvimento da pesquisa científica na matéria; em segundo lugar no âmbito das grandes especializações da matéria, favorecer o desenvolvimento das intervençãos sociais comunitárias em as nossas sociedades do bem estar (num contexto de crise económica e mitificação do individualismo neodarwinista); em terceiro lugar, tomando em consideração colectivos específicos em situação de vulnerabilidade, afrontar a invisibilidade dos jovens em o nosso Estado de bem-estar.

 

En esta ponencia, analizamos tres retos que tiene que afrontar los profesionales de los Servicios Sociales en el siglo XXI: en primer lugar, en el ámbito académico, reforzar su cientificidad, estableciendo protocolos de intervención rigurosos y replicables, y favoreciendo el desarrollo de la investigación científica en la disciplina; en segundo lugar, en el ámbito de las grandes especializaciones de la disciplina, favorecer el desarrollo de la intervenciones sociales comunitárias en nuestras sociedades del bienestar (en un contexto de crisis económica y mitificación del individualismo neodarwinista); en tercer lugar, tomando en consideración colectivos específicos en situación de vulnerabilidad, afrontar la invisibilidad de los jóvenes en nuestro Estado del Bienestar.

 

Palavras-chave / Palabras clave

Serviços sociais, ciência, ciudadania, juventude

Servicios Sociales, ciencia, ciudadanía, juventud

Palavras-chave:

Serviços sociais, Ciência, Ciudadania, Juventude

Downloads

Publicado

2014-06-05

Como Citar

López Peláez, A. (2014). Profissão, ciência e cidadania: desafio para o Serviço Social no século xxi. Intervenção Social, (38), 115–133. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/article/view/1171

Edição

Secção

Artigos