A Sociedade de informação, a valorização do local e a afirmação do agir colectivo: desafios à intervenção social

Autores

  • Maria do Rosário Serafim

Resumo

Nesta comunicação reflectem-se as novas formas de pensar e transformar o social, configuradas na actualidade por outras envolventes politicas, económicas e sociais e das quais a autora salienta três eixos que, na sua opinião, reforçam positivamente a intervenção social:

1- A generalização da sociedade de informação e a crescente valorização do saber é um factor facilitador de uma maior maximização da participação dos indivíduos e das comunidades, num contexto de afirmação dos direitos sociais e poticos; 2- O encorajamento das iniciativas territoriais e a valorização do local recoloca a questão da importância da centralidade da dimensão política da acção local, face a um maior envolvimento dos múltiplos sujeitos individuais e colectivos;

3-A afirmação de um novo sentido do agir colectivo face ao desenvolvimento das redes e das parcerias, postula a necessidade da generalização de práticas democráticas no conjunto das actividades desenvolvidas, obrigando a um maior comprometimento dos sujeitos nas relações entre si.

Palavras-chave:

Sociedade, Intervenção Social

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Publicado

2014-06-02

Como Citar

Serafim, M. do R. (2014). A Sociedade de informação, a valorização do local e a afirmação do agir colectivo: desafios à intervenção social. Intervenção Social, (20), 151–164. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/article/view/1097

Edição

Secção

Artigos