O género feminino objecto de políticas sociais: que desigualdade de género no emprego?

Autores

  • Aida Ferreira

Resumo

O presente artigo constitui-se como uma breve apresentação do tema de dissertação de Mestrado em Serviço Social.

Pretendemos analisar as Desigualdades de Género no Emprego, no final do seculo XX. Após mais de duzentos anos de vivência dos princípios orientadores da modernidade, baseados na construção racional da liberdade, igualdade e solidariedade para todos os homens e mulheres.

A fundamentação teórica e alicerçante, por um lado, das contradições subjacentes a modernidade, por outro lado, das tentativas de ultrapassar a milenar desigualdade social da mulher, através de medidas políticas desencadeadas pelos Estados, entre as quais se salienta o Programa NOW.

No caso português, a discriminação positiva para a promoção de igualdade de oportunidades de género no emprego e uma possibilidade ainda muito incipiente, contudo, ela é também reveladora de outras potencialidades de desenvolvimento social da mulher que merecem especial realce como teremos oportunidade de salientar.

Palavras-chave:

Género, Politica Social

Downloads

Publicado

2014-05-28

Como Citar

Ferreira, A. (2014). O género feminino objecto de políticas sociais: que desigualdade de género no emprego?. Intervenção Social, (23/24), 233–254. Obtido de http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/is/article/view/1037

Edição

Secção

Actas do Seminário Serviço Social: a acção e os saberes