Intervenção Social

A revista "Intervenção Social" destina-se à publicação de trabalhos sobre temas actuais e de pertinência cientifica no âmbito do Serviço Social e da Intervenção Social, áreas afins e suas relações interdisciplinares. As edições são organizadas por temáticas ou por temas diversos, de interesse profissional e académico, previamente definidos pela direcção da revista.

Para garantir que o processo editorial do texto a ser submetido seja rápido e eficiente, é importante que, antes de ser enviado para a direcção da revista, os autores deverão ter em conta alguns pontos: revisão cuidadosa do texto tendo em conta a Norma Portuguesa 405, a correção da língua portuguesa ou outro idioma e os itens que devem compor a sua submissão.


Imagem de capa da revista

A Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica, entidade instituidora das Universidades Lusíadas, e a Association de Formation et de Recherche en lntervention Sociale et Médico-sociale de Paris - Parmentier (AFRIS Paris-Parmentier), entidade instituidora do Institut Régional de Travail Social de Paris Île-de-France, firmaram um acordo de cooperação nos domínios da investigação científica, da edição e da organização de acções de formação em Serviço Social. O propósito desta cooperação luso-francesa é o de concretizar um conjunto de esforços na procura conjunta das características específicas da extensa disciplina que é o Serviço Social, que ambas as instituições consideram como essenciais para a cientifização desta área, de maneira a classificar a sua importância numa dupla vertente de profissão de intervenção e de disciplina académica.

É, pois, dentro deste contexto que surge o projecto de publicação de um número especial bilingue da revista "Intervenção Social", sob a dupla coordenação científica de Michel G.J. Binet (ISSSL-CLISSIS-ULL) e de Stéphane Rullac (IRTS Paris Île-de-France). Este número especial será anual e terá a sua primeira aparição em 2017, com o título "Investigação-acção colaborativa: da bricolagem científica à inovação social em intervenção social".

O desafio que agora se coloca aos investigadores-actores em Serviço Social e aos investigadores de outras áreas disciplinares das Ciências Sociais e Humanas, de língua portuguesa ou francesa, consiste em promover projectos de investigação ancorados na análise das práticas. Para a realização deste primeiro número especial, os coordenadores lançaram uma chamada de artigos que estará aberta até ao dia 30 de Setembro de 2016. Apenas serão aceites propostas nas línguas portuguesa e francesa.

A revista "Intervenção social" está disponível ao público desde 1985, estando neste momento a comemorar o seu 31.º aniversário, e destina-se à publicação de trabalhos sobre temas actuais e de pertinência científica no âmbito do Serviço Social e da Intervenção Social, áreas afins e suas relações interdisciplinares. Os números são organizadas por temáticas ou por temas diversos, de interesse profissional e académico, previamente definidos pela direcção deste periódico.

chamada de artigos para número especial - 2017arquivo da revista