8.º Congresso Ibérico de Gestão e Planeamento da Água

Desde 1998, os Congressos Ibéricos sobre Planeamento e Gestão da Água têm promovido uma reflexão transdisciplinar, crítica e construtiva sobre as políticas de água em Portugal e Espanha. O objetivo foi sempre o de contribuir para uma nova cultura da água que melhore a nossa relação com os ecossistemas e que permita uma gestão mais democrática e uma utilização mais equitativa.

Os temas abordados em cada Congresso variam de acordo com o contexto dos problemas de cada momento, mas invariavelmente somos confrontados com o resultado das práticas que decorrem de determinadas relações de poder e de uma conceção obsoleta das políticas de água.

Na preparação desta oitava edição encontramo-nos perante um cenário institucional muito particular que reforça a importância desta discussão coletiva. A União Europeia procedeu a uma avaliação do primeiro ciclo de planeamento hidrológico no final de 2012 e este processo de avaliação comum a todos os Estados Membros requere também uma participação ativa da sociedade civil.


Imagem de capa da revista